Bilhete solidário de aluna de 9 anos emociona professora e viraliza na web
Banner
 
Banner
Bilhete solidário de aluna de 9 anos emociona professora e viraliza na web

A criança deixou um bilhete em que compartilhava a doação com algum colega que não pudesse contribuir com ação solidária da escola

  "Tia, três reais são meus e os outros três são para alguma criança que não tiver dinheiro para pagar."
Essa frase simples, escrita em um bilhete por uma aluna de 9 anos da Escola Estadual Dona Leonina Nunes Maciel, em Cruzília, no Sul de Minas, emocionou a professora Taciana Ferreira Martins, de 38 anos, e viralizou na internet depois que foi compartilhada no Facebook, na última sexta-feira.
"Ela me entregou o dinheiro com o bilhete e disse 'tia, lê'. Na hora, eu coloquei em um canto e continuei anotando os nomes dos alunos. Mais tarde, quando eu li, me deu um nó na garganta, foi uma emoção muito grande, que eu só pensei em abraçá-la muito forte", contou Taciana à reportagem de O TEMPO, em conversa por telefone nesta quarta-feira (3).
  Em toda data comemorativa, a escola, que recebe alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, faz uma campanha para arrecadar fundos para distribuição de presentes aos estudantes. Na Páscoa, a mãe de uma funcionária confecciona ovos de chocolates a um preço simbólico e cada um contribui com um tanto para que possam comprar um ovinho para cada aluno.
A generosa estudante de 9 anos, aluna do quarto ano do Ensino Fundamental, doou R$ 6 pensando justamente que algum colega poderia não ter dinheiro para ajudar na vaquinha. A professora conta que os professores também ajudam a inteirar o dinheiro quando algum pai de aluno não consegue ajudar:
   "Muitos alunos aqui são carentes e o único ovo que vão receber na Páscoa é o da escola, por isso fazemos essa campanha. Quando alguma criança não pode pagar, a gente tira do próprio bolso para que ninguém fique sem”.
Taciana é professora há dez anos e diz que se orgulha muito de sua profissão: "Trabalhar com criança é muito bom por isso. Eles são inocentes e puros. A gente sempre aprende com esses pequenos. Eles sempre trazem algo novo que nos deixa emocionados".

Repercussão
   A emoção da professora foi tão grande que ela quis dividir com mais pessoas o gesto de sua aluna e resolveu compartilhar a história em sua conta do Facebook.
"Quando eu fui para intervalo eu precisava compartilhar aquela emoção com outras pessoas, então resolvi compartilhar no Facebook. Primeiro, compartilhei de forma privada apenas para amigos, mas aí vários amigos me pediram para que o post ficasse público para que eles também pudessem compartilhar", conta a professora. Foi assim que a publicação tornou-se viral, e, até esta quarta-feira, já tinha recebido 146 mil curtidas e teve 91 mil compartilhamentos.
"Eu não imaginava que fosse ter essa repercussão tão grande, mas fico feliz. O sentimento que tive quando recebi o bilhete foi tão bom, tão gratificante, que quis que outras pessoas sentissem o mesmo", diz Taciana.

Timidez
  Segundo ela, a menina ficou assustada com toda a repercussão. "Ela é muito tímida, muito mesmo. Tanto que me entregou o bilhete. A mãe dela me contou que ela preferiu entregar o bilhete porque ficou com vergonha de falar", explicou a professora.
“Ela é uma gracinha, muito inteligente, não é de falar muito mas é um amor com os coleguinhas. É o primeiro ano que dou aula para ela, mas outras professoras me disseram que ela adora ajudar os colegas que possuem dificuldade nas tarefas. Ela gosta de fazer o bem. Estou apaixonada”, completou. 

 Franco Malheiro  / Jornal O Tempo -  Foto Facebook/ reprodução
 
Banner
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner