Clara de Ovo no rosto combate rugas e ajuda eliminar espinhas
Banner
Clara de Ovo no rosto combate rugas e ajuda eliminar espinhas

    Considerando que o mundo moderno é extremamente preocupado com a beleza, a indústria cosmética se reinventa anualmente para disponibilizar novos produtos para a pele, especialmente para o rosto. Embora exista uma infinidade de novas soluções, muitas abordagens convencionais ultrapassam gerações e continuam sendo preferência para muitas pessoas.

    Um dos tratamentos apreciados é feito com clara de ovo no rosto, um recurso milenar, usado inclusive pelos egípcios para promover a beleza, não só da pele, mas dos cabelos também. Muitos afirmam que esse alimento quando usado externamente é capaz de promover uma pele mais bonita e saudável de várias formas.

   Para compreender se usar clara de ovo no rosto é bom mesmo, abordaremos aqui mais informações, a fim de analisar se esse é um recurso capaz de trazer resultados significativos, como muitas pessoas afirmam.

 

Visão geral

    Muitas pessoas garantem que a cozinha é uma provedora de soluções quando o assunto é saúde e beleza. Isso porque alguns alimentos são tão nutritivos que podem promover resultados muito eficazes.

   Então, se você está procurando uma alternativa natural para ter uma pele mais bonita, tratar acne, linhas finas, rugas e manchas, uma máscara com clara de ovo pode ajudar.

   As claras de ovo são repletas de nutrientes que podem melhorar o tom e a elasticidade da pele. Por exemplo, elas contêm colágeno, fundamental para a elasticidade da pele e proteínas que são importantes para reparação e crescimento de tecidos, o que promove uma pele forte.

   Além disso, também contêm potássio, que ajuda a hidratar, preservando a umidade nas células, riboflavina, que combate os radicais livres tóxicos, responsáveis pela formação de rugas, e o magnésio, que promove uma pele mais radiante e jovem, pois retarda o processo de envelhecimento.

 

Benefícios em destaque

Embora o envelhecimento seja um processo natural para todos, ele não é bem aceito por muitos, e por esse motivo os tratamentos se tornaram fundamentais para retardá-lo o máximo possível. As rugas e linhas são resultado da elasticidade da pele afetada pela exposição ao sol, alimentação e também pela diminuição da produção natural de colágeno. Além disso, a pele mais velha produz menos óleo, dificultando o processo de hidratação.

Por ser rica em proteínas, aplicar clara de ovo no rosto pode ajudar a esticar temporariamente a pele e reduzir as rugas finas.

Um estudo realizado em 2006 analisou a clara de ovo e descobriu 69 proteínas principais contidas nela. Os pesquisadores eram médicos da Agocampu Rennes Sciences et Technologie du Lait et de L’eueuf e eles afirmaram que o impacto dessas proteínas não está claro, mas a clara de ovo pode mesmo beneficiar a pele e reduzir temporariamente as rugas.

Segundo o MedlinePlus, as claras também contêm vitamina A, e a sua aplicação pode promover a cicatrização de feridas e reduzir as rugas. Porém, é importante reforçar que não existem evidências comprovando que a máscara com clara de ovo remova permanentemente as rugas, mas sim que ela promove um efeito temporário.

 

2. Ajuda a eliminar espinhas

Uma das aplicações centenárias das claras de ovos é para o tratamento da acne. A clara de ovo é composta por cerca de 10% de proteínas, vitaminas, minerais e glicose, e quase 90% de água. Além disso, contém lisozima, uma enzima que ajuda a destruir as paredes celulares bacterianas, eliminando as infecções.

As bactérias, presentes nas infecções de acne, geralmente são protegidas por camadas duras compostas de cadeias de carboidratos que são sustentados por filamentos de peptídeos, mas a lisozima é capaz de quebrar e eliminar o mecanismo interno da célula. Por causa disso, a enzima é considerada o primeiro antibiótico útil, descoberto por Alexander Fleming, no início do século XX.

O resultado é que a clara de ovo no rosto ajuda a secar a pele, limpar, remover a sujeira e impurezas dos poros e absorver o excesso de oleosidade, diminuindo a incidência de acne. Segundo a revista on-line Acne Talks, as claras também são adstringentes, o que ajuda a tonificar a pele.

Ainda que esses efeitos sejam populares, existem poucos embasamentos científicos para comprovar os resultados.

 

3. Pode diminuir os poros

Geralmente, quando os poros entopem com óleo produzido pela pele e células mortas, eles podem esticar e aumentar de tamanho. Para reduzir é preciso desobstruir e usar um produto que tenha ação adstringente para estimular os poros a fechar. Embora não existam pesquisas que confirmem essa teoria, é provável que as claras diminuam o tamanho dos poros.

Isso acontece porque quando é aplicada uma máscara com clara de ovo no rosto, ela é capaze de criar uma película que promove a desobstrução dos poros e é possível combinar com outros componentes para reduzir o tamanho deles.

A clara de ovo é muito versátil e pode ser usada com vários outros ingredientes. Preparar algumas combinações pode impulsionar os benefícios e adicionar muitos outros, sem contar que a clara de ovo é uma solução disponível, barata e sua aplicação é muito fácil.

 

Como usar?

Para fazer uma máscara com clara de ovo, você precisará apenas separar as gemas das claras, e em alguns casos adicionar outros ingredientes para obter o resultado desejado. Veja a seguir algumas sugestões – para todos os métodos você precisará de um recipiente, batedor de claras e um pincel de maquiagem para aplicar.

 

1. Máscara facial de claras para cravos

Uma das proteínas da clara de ovo é conhecida como albumina. Quando está em contato com o rosto, é capaz de apertar a pele e diminuir o tamanho dos poros, o que minimiza a formação de cravos.

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    Folhas de papel toalha.

Passo a passo:

    Adicione a clara em um recipiente e com a ajuda de um utensílio, bata ligeiramente até começar a formar uma espuma.

    Aplique a mistura no rosto com a ajuda de um pincel de maquiagem e cubra com papel toalha. Aplique outra camada de claras em cima do papel e deixe secar por 5 minutos. Depois desse tempo aplique mais uma camada para promover um aperto ainda maior.

    Espere secar completamente e retire lentamente o papel toalha.

    Lave o rosto com água corrente até que a pele fique bem limpa e seque delicadamente com uma toalha macia.

    Use a máscara de 2 a 3 vezes por semana para reduzir o aparecimento de cravos. Após 3 semanas já é possível notar mais firmeza na pele.

 

2. Máscara para acne

A combinação de clara de ovo, mel e suco de limão faz uma máscara potente para acne. As propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e adstringentes ajudam a combater tanto as erupções como as manchas também.

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    1 colher de chá de mel cru;

    ½ limão espremido na hora.

Passo a passo:

    Adicione todos os ingredientes em um recipiente e bata até que todos estejam bem misturados.

    Aplique uma camada fina no rosto e deixe agir por aproximadamente 15 minutos.

    Lave com água corrente e seque com uma toalha limpa e macia.

    Aplique duas vezes por semana.

 

3. Máscara para tonificar a pele

Pele oleosa

Esta máscara é feita através de uma combinação de claras de ovos e suco de limão espremido na hora. Além de tonificar, essa máscara com clara de ovo clareia a pele de forma natural e ajuda a reduzir a oleosidade.

 

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    ½ limão espremido na hora.

Passo a passo:

    Separe a clara da gema e adicione em um recipiente com o limão.

    Bata ligeiramente até que os ingredientes estejam bem misturados.

    Com a ajuda de um pincel, aplique no rosto e deixe por 10 minutos no mínimo e 15 minutos no máximo.

    Após o tempo necessário, lave com água corrente e seque delicadamente com uma toalha limpa.

    Essa máscara deve ser aplicada por 3 vezes na semana e os primeiros resultados já poderão ser notados após 2 semanas de uso contínuo.

 

Pele seca

A máscara para pele seca leva, além da clara de ovo e suco de limão, uma dose de óleo de coco extra virgem. Ele ajudará a nutrir e também hidratar a pele, promovendo uma textura mais macia e uma aparência mais jovem e saudável.

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    ½ limão espremido na hora;

    1 colher de chá de óleo de coco extra virgem.

Passo a passo:

    Coloque a clara em um recipiente limpo, adicione o limão e o óleo de coco.

    Bata ligeiramente até obter uma mistura homogênea.

    Use um pincel para aplicar no rosto e deixe por aproximadamente 15 minutos.

    Lave-a com água morna e seque delicadamente a pele com uma toalha macia.

    Aplique por 2 ou 3 vezes por semana. Você notará uma alteração após a primeira aplicação, além de uma tonificada e hidratação com o uso frequente.

 

Pele normal

Aplicar a mistura de clara de ovo e maizena no rosto promove a limpeza para a pele normal. Isso acontece porque a maizena, que é o amido de milho, é capaz de absorver e remover sujeiras e impurezas, promovendo uma pele lisa e clara.

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    2 colheres de chá de amido de milho.

Passo a passo:

    Misture bem os dois ingredientes.

    Aplique a máscara no rosto e espere aproximadamente 20 minutos.

    Lave com água corrente e seque com uma toalha limpa.

    Aplique a máscara 3 vezes por semana para obter uma pele mais lisa e também tonificada.

 

4. Máscara para remover pelos faciais

Sim, aplicar clara de ovo no rosto também pode ajudar a remover pelos faciais. E essa máscara, especificamente, também pode ajudar a limpar sujeiras e impurezas da pele.

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    1 colher de sopa de açúcar refinado;

    2 colheres de chá de amido de milho.

Passo a passo:

    Bata a clara, ligeiramente. Adicione o açúcar refinado e o amido de milho e mexa até que os ingredientes estejam bem misturados.

    Aplique uma camada uniforme no rosto, principalmente nas áreas com pelos excessivos.

    Deixe na pele por aproximadamente 20 minutos ou até que seque completamente.

    Retire lentamente a película que se formou. Você pode experimentar pequenos puxões quando os pelos forem removidos e os cravos também podem sair na máscara.

    Lave bem a pele para retirar qualquer resíduo e aplique um pouco de gel de aloe vera, se perceber que a pele ficou sensível.

 

5. Máscara para clarear a pele

A clara de ovo clareia a pele, principalmente se tiver a ajuda de ingredientes como a laranja e açafrão. Ambos têm propriedades relevantes de clareamento e são eficazes tanto para as cicatrizes causadas pela acne quanto para manchas escuras.

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    1 colher de chá de suco de laranja;

    1 colheres de chá de açafrão orgânico.

Passo a passo:

    Separe a clara e bata rapidamente. Junte o suco de laranja e bata mais um pouco. Acrescente por último o açafrão orgânico e misture um pouco mais.

    Aplique na pele e deixe por mais ou menos 20 minutos, ou até que esteja completamente seca.

    Lave bem o rosto e seque delicadamente. Aplique um hidratante específico para rosto, pois ele ajudará a absorver os nutrientes da máscara.

    Após 3 semanas de uso regular, já é possível notar os primeiros resultados. A recomendação é aplicar a máscara 3 vezes na semana.

 

6. Máscara para rugas e linhas de expressão

Como citamos, as claras são ricas em proteínas e colágeno e podem ajudar a melhorar a elasticidade da pele e promover uma ação instantânea de redução de rugas e linhas.

Ingredientes:

    1 clara de ovo;

    1 colher de chá de óleo de ricino;

    1 colher de chá de gel de aloe vera.

Passo a passo:

    Misture todos os ingredientes em um recipiente.

    Aplique na pele e deixe agir por 20 minutos.

    Lave o rosto com água morna e, em seguida, seque delicadamente com uma toalha macia.

    Aplique a máscara 3 vezes por semana. A frequência pode promover resultados satisfatórios que devem ser percebidos após 6 semanas de uso continuo.

 

A aplicação de clara de ovo no rosto demonstra benefícios relevantes, embora eles não sejam cientificamente comprovados. No entanto, para obter os resultados esperados, é fundamental realizar a higienização da pele antes da aplicação, pois dessa forma ela será capaz de absorver melhor as proteínas e nutrientes.

Outro ponto importante é a frequência, pois dificilmente você obterá uma pele mais tonificada, clara, livre de acne, oleosidade e mais firme se não tiver disciplina para aplicar a máscara com clara de ovo algumas vezes durante a semana.

Mundo Boa Forma

 

 
Banner
 
Banner
Banner

Notícias da TV

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Reflexão do Dia