Prefeituras da região recebem veículos para área da saúde
Banner
Banner
Prefeituras da região recebem veículos para área da saúde

O governador Fernando Pimentel entregou nesta segunda-feira (7/8), no Auditório JK, Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, veículos para a área de saúde para os municípios de Alto Jequitibá, Chalé, Manhumirim, Orizânia, Santa Margarida, Pocrane, Reduto e Tombos. Foram beneficiados no total 179 municípios de 13 territórios de desenvolvimento do estado, além de cinco entidades.

Durante o evento, Fernando Pimentel destacou que os veículos são extremamente importantes para a melhoria do atendimento à população, principalmente em municípios menores e que não dispõem de hospitais ou centros de saúde mais complexos.

 “Nós estamos entregando equipamentos extremamente importantes para a gestão pública dos municípios, e só quem não concorda com isso é quem não conhece Minas Gerais. Minas tem 853 municípios - e quase 400, ou seja, quase a metade, tem menos de 10 mil habitantes. Mais de 200 cidades têm menos de 5 mil habitantes. São cidades muito pequenas, onde não é possível manter um equipamento de saúde completo, como um hospital ou uma clínica especializada”, disse. “Esses municípios precisam ter um veículo de transporte adequado, que leve os pacientes para um centro maior - onde, aí sim, você pode fazer um atendimento especializado, uma cirurgia, enfim, aquilo tudo que o cuidado da saúde requer”, completou.

O investimento para a aquisição dos 214 veículos para atenção básica chegou a R$ 13,7 milhões. Os recursos são oriundos das emendas parlamentares. Do Tesouro Estadual vieram cerca de R$ 3 milhões para a aquisição das 25 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (renovação de frota e reserva) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos municípios e nos SAMUs regionais.

Fernando Pimentel também ressaltou o trabalho e a serenidade dos mineiros como diferencial para superar a crise no país, citando que Minas Gerais tem conseguido investir e manter em funcionamento áreas prioritárias para a sociedade, como saúde, segurança pública e educação.

SAMU

O secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, afirmou que a meta da administração estadual é expandir os investimentos na área, citando, como exemplo, o SAMU. “Essas entregas são uma continuidade. Nós já fizemos entrega do SAMU em Belo Horizonte, Betim e estamos fazendo progressivamente em outras regiões em solenidades como essa. A ideia é atender a todos os SAMUs. O nosso desafio é cobrir todos os territórios mineiros, mas não só com SAMU municipal, mas também o regional, que cobre mais municípios”, disse.

 Agência Estado / Fotos: Manoel Marques/Imprensa MG 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner